Ilhabela - SP

Eu sou apaixonada com carnaval de BH e nos últimos anos tem sido sensacional, por isso nunca viajei no carnaval para aproveitar BH. Mas em 2021, por causa da pandemia, não tivemos carnaval de rua e nem pudemos viajar. Já em 2022, estávamos esperançosos do retorno das festas de BH, mas após vermos que os carnavais de rua continuavam proibidos, resolvemos, de última hora, fazer uma viagem no Carnaval de 2022.

Dentre algumas opções que cogitamos, a única que ainda não conheciamos era ILHABELA no litoral norte de São Paulo e optamos por ela. Vou contar um pouco pra vocês como foi nossa experiência e algumas dicas. Como ficamos apenas 3 dias lá, não conseguimos explorar tudo que a ilha oferece, mas tivemos noção de alguns pontos interessantes para você ficar ciente quando for para lá.

A ILHA E COMO CHEGAR

Ilhabela é um municipio de São Paulo e diferentemente de outras ilhas conhecidas, como Ilha Grande (RJ) por exemplo, Ilhabela tem toda uma estrutura de cidade com prefeitura, rodovias, carros, caminhões, etc.

A cidade é muito charmosa e consta de praticamente uma rodovia principal que circula toda a lateral da ilha que fica virada para o continente. A parte de "trás" da ilha é quase que inabitada e para chegar em algumas praias que existem lá é só através de passeio de lancha ou barco.

É muito comum você ouvir em litoral norte e sul da ilha. Isso significa que a partir do centrinho de Ilhabela (falaremos mais a respeito dele mais pra frente) você pode optar por ir para o norte e conhecer as praias lá ou ir para o sul. De antemão, já adianto que o litoral sul é mais habitado que o litoral norte, tendo mais opções de praias e cachoeiras.

Para chegar à ilha você precisará pegar uma balsa na cidade de São Sebastião. Tempo de travessia de cerca de 20 minutos. Pedestres e ciclistas não pagam essa travessia. Já para carros existe a tarifa de R$ 28,90 (na época) - a qual é paga somente no momento da ida, não é cobrado a volta. Para os horários das balsas você pode baixar o aplicativo "Travessias", no qual consulta inclusive as câmeras e tempo de espera estimado.

Você colocando no GPS "Ilhabela", ele já entende que precisa te mandar para o local que pega a balsa e é bem tranquilo encontrar. Muito bem sinalizado.

Lembrando que você tem a opção de comprar antecipadamente um horário marcado (com uma tolerância de mais ou menos 30 minutos), neste caso você pegará uma fila exclusiva e não pegará a fila comum. Para isso você acessa o site abaixo e lá no final tem o local para agendar sua viagem:

O valor é bem mais alto que o valor cobrado para a fila comum.

Uma das nossas preocupações era justamente o tempo que esperaríamos na fila, pois já ouvimos histórias de pessoas que ficaram até 4 horas esperando. Cogitamos de comprar com horário marcado, mas ficamos preocupados de pagarmos caro e não chegarmos na hora marcada, perdendo nosso direito de embarcar preferencialmente. Mas fomos surpreendidos positivamente por dois motivos:

1 - Faltando uns 15km para chegar no local de embarque da balsa, passamos por uma cidade litorânea que pegamos muito trânsito dentro dela. Se tivessemos pego hora marcada, bem provável que perderiamos nosso horário.

2 - Chegando no local do embarque não tinha fila. Foi muito rápido para embarcarmos, mesmo sendo altissima temporada (sábado de carnaval).

É importante citar que como saimos de BH, demoramos cerca de 9 horas e meia (com trânsito) para chegar em São Sebastião. Chegamos lá em torno de 13:30/14h. Maior parte do público de Ilhabela são pessoas de dentro do estado de São Paulo mesmo, então como eles demoram menos tempo, a maior parte da turma chega mais cedo. Eu acredito que por volta de 11 da manhã, por exemplo, devia ter muito mais movimento para atravessar a balsa do que no horário que chegamos.

ONDE SE HOSPEDAR

Pesquisamos bastante antes de ir qual região era a melhor para se hospedar, mas não encontramos nenhum denominador comum. Tem todo tipo de hospedagem e em todas as regiões da ilha.

Como eu e o Dani gostamos muito de conhecer barzinhos e lugares mais badalados a noite, optamos por ficarmos hospedados no centrinho de Ilhabela, pois lá que bomba a noite e consequentemente é MUITO RUIM de estacionar nesse horário. Ficando hospedado lá, não precisavamos preocupar com estacionamento durante a noite e podiamos ficar mais tranquilos para curtir e voltar a pé para o hotel.

Mas se você não faz questão deste tipo de movimento na parte da noite, você pode escolher se hospedar perto de qualquer outra praia da ilha (vou falar delas logo abaixo). Dessa forma você tem praia para ir a pé (no centrinho não dá para ir a pé para nenhuma das praias boas - tem que ser de carro, uber ou onibus - o transporte coletivo lá inclusive é muito bom e barato). E para sair a noite tem diversos restaurantes espalhados pela ilha, você não precisa necessariamente ir para o centrinho onde vai ter problemas para estacionar.

Ilhabela é um lugar caro. Você precisa pesquisar muito para encontrar uma pousadinha mais em conta e que tenha uma estrutura melhorzinha. Lá inclusive existem hotéis belissimos com praias privativas.

Onde nos hospedamos...

Ficamos no HOSTEL DA VILA. Um lugar super aconchegante, atendimento muito bom e muito jovial. Apesar de ser um Hostel, eles possuem diversos quartos privativos e bem diferentes. A gente por exemplo ficou na casa da árvore. O instagram deles é esse aqui: @hosteldavilailhabela

Eles também tem um outro estabelecimento no centrinho chamado VILAREJO e que dá acesso à parte de lazer no Hostel que ficamos: piscina, mini pista de skate, sinuca, totó, tobogã e um bar mega animado.

PREÇOS PARA COMER E BEBER

Como já citei anteriormente aqui, Ilhabela é um lugar caro. Tanto no centrinho quanto nas beiras das praias encontramos preços parecidos com os de baixo, sem considerar restaurante de luxo:

• Cerveja long Neck - R$ 10 (Bud) a 14,00 (Corona ou Becks)
  • Cerveja 600ml - R$ 18 a 22,00 (Heineken)
  • Drinks simples como caipirinha ou caipivodka - R$ 21 a 26,00
  • Drinks mais elaborados, envolvendo gin por exemplo - R$ 32 a 40,00
  • Hamburger - Na faixa de R$ 38,00
  • Prato feito - R$ 27 a 38,00  (todos bem servidos)
  • Pratos mais elaborados para duas pessoas (moqueca, peixes no geral, risotos, massas, japonês) - Na faixa de R$ 140 a 180,00
  • Pizza, pastel e açai encontramos preços mais em conta, alguns até mais baratos que pagamos aqui em BH.
Data: Fevereiro de 2022

PASSEIOS E PRAIAS

Como eu disse, infelizmente ficamos apenas 3 dias inteiros na ilha, depois de muito pesquisar optamos pela programação abaixo. Todas estas praias, bem como todas que passamos pelo caminho, tem o mar muito parecido: água bem clara, mar limpo sem algas e folhas (fora da temporada de chuva), água quente e praticamente sem ondas.

Lembrando que por estarmos em alta temporada, saimos bem cedo (no máximo 8 da manhã) todos os dias para não ter problema com estacionamento e nem com mesa disponível na praia.

Dia 1 - Praia do Jabaquara

Esta praia fica no litoral norte da ilha. Cerca de 13km do centrinho. Para chegar lá não tem segredo, basta colocar no GPS. No finalzinho, cerca de 2km antes de chegar no acesso à praia, começa uma estrada de terra que é um pouco chata. Na época sem chuva a terra fica muito fina fazendo com que você deslize para subir os morros que tem. Na época de chuva forte, vira lama e tem perigo de atolar. Mas indo com jeitinho não tem problema. Fomos, sem chuva, com um paliozinho e foi tranquilo.

Chegando no final dessa estrada de terra tem o estacionamento para a praia (ESPAÇO TANGARÁ). Você paga R$ 30,00 e coloca o carro lá bem ao lado da praia mesmo, com direito a ducha e banheiro. Mas caso prefira não pagar estacionamento e você chegue cedo tem a opção de parar na estrada e ir caminhando até a praia (por dentro do espaço tangará mesmo) - deve dar uns 10 minutos de caminhada.

Na praia tem dois restaurantes bem estruturados, os quais você não paga por ficar nas cadeiras desde que consuma lá. O uso de coolers precisa ser avaliado a parte, pelo que entendi coolers com cervejas não são permitidos no espaço dos restaurantes, mas coolers com vinhos e destilados são permitidos mas pagam uma taxa.

Cerca de 2 horas depois que chegamos já não tinham mesas disponíveis mais. Cheguem cedo!

Ah...e depois que já haviamos voltado nos disseram que no meio das pedras no final da praia tem uma piscina natural e que é linda.

Dia 2 - Cachoeira do Paquetá + Praia do Curral

Ilhabela também é muito famosa pelas suas cachoeiras e a mais famosa é a Cachoeira do Paquetá que é composta por 3 poços:

• O primeiro mais fundo e com pouco lugar para se acomodar.
  • O segundo bem rasinho e com bastante espaço para ficar.
  • O terceiro com um mini escorregador pela água e a famosa borda infinita com vista para o mar.

A trilha é de dificuldade média, tendo cerca de 10 minutos de caminhada entre um poço e outro, dando um total de 30 a 40 minutos de caminhada. Vale super a pena! Eu e Dani fomos de chinelo e não tivemos problema, algumas vezes é até melhor porque tem vários locais com lama e água. Mas o ideal é se você puder ir com aqueles sapatinhos próprios para andar na água e que dá mais aderência. Mas tênis é furada: vai sair com ele imundo e enxarcado.

Para chegar lá basta colocar no GPS. Quando estiver quase chegando já vão começar a aparecer alguns estacionamentos na faixa de R$15 a 20,00. Nós chegamos bem cedo então conseguimos vaga no estacionamento bem no pé do início da trilha. Chegando cedo também tem a opção de parar em alguns locais da rua, mas precisa saber direitinho com os locais onde pode parar porque é uma rua bem estreitinha e com muitas casas. Por este motivo preferimos pagar o estacionamento.

Saindo de lá seguimos para a Praia do Curral que é bem perto de lá. No litoral sul inclusive, todas as praias são bem pertinho uma da outra.

A praia do curral é linda como todas as outras da ilha, segue o mesmo perfil, a diferença maior lá é a quantidade de restaurantes na praia. São muitoos! Mas a grande maioria tem o estacionamento próprio pago (R$40 a 50,00) e só quem está no estacionamento pode usufruir das mesas e cadeiras do restaurante.

Eu e Dani estacionamos em uma casa de um dos moradores a 5 minutos de caminhada da praia (pagamos R$20,00) e chegando na praia encontramos apenas um restaurante que aceitasse quem não tivesse no seu estacionamento.

Essa praia, sem dúvida, é a mais cara da região.

Dia 3 - Praia da Feiticeira

Essa praia também fica na região sul da ilha. Diferentemente da maioria das praias do sul que ficam na beira da rodovia, essa você precisa pegar uma ruazinha a direita (pelo GPS não tem erro). Durante toda essa rua pode estacionar e ainda tem alguns estacionamentos pagos. Chegando cedo é tranquilo achar vaga sem precisar pagar.

Nesta praia a grande maioria das pessoas levam suas cadeiras e coolers porque não tem restaurante lá. Tem apenas algumas barracas que vendem comida, bebida e alugam cadeiras e guarda-sóis, mas elas só funcionam em temporada. Por ser algo com menos estrutura, o preço das comidas e bebidas são mais em conta e o cardápio de comida é mais restrito.

Pagamos R$ 15,00 no aluguel de cada cadeira e R$ 20,00 no aluguel do guarda-sol.

A chegada na praia é linda pois desce água da cachoeira e encontra com o mar. Só precisa tomar cuidado que ao lado dessa água limpa tem uma outra água que cai na área da praia, mas nos falaram que é drenagem pluvial. Não aconselhamos tomar banho nela.

Essa foi a praia que mais curtimos!

Quando chegamos bem cedinho

Na hora de ir embora

Outras praias e passeios

Não pagamos nenhum passeio com agências de turismo, mas segue abaixo algumas informações:

PRAIA DO BONETE - Essa é uma das praias que fica na parte inabitada da ilha. Eles oferecem o passeio de barco por R$220,00 por pessoa. Cerca de 2 horas para ir e 2 para voltar. Lá inclusive tem uma outra filial do Hostel que ficamos.

PRAIA CASTELHANOS - Essa praia só chega com carro 4x4 ou via lancha. Eles oferecem este passeio com jipe (R$120,00 por pessoa). Ouvi dizer que é cansativo pois é cerca de 1h30min em estrada de terra para ir e depois de novo para voltar.

ILHA DAS CABRAS - Esta ilha fica ao sul de Ilhabela e é ótima para mergulhos. Passamos por ela para ir para a cachoeira e para a feiticeira e em ambos os dias ela sempre era a primeira a estar lotada, acho que pelo fato dos mergulhos serem feitos bem cedinho. Lá tem opção também de aluguel de caiaque e stand-up para ir até a ilha. É apenas cerca de 200 metros da praia até a Ilha das Cabras.

OUTRAS PRAIAS DO SUL - Existem diversas outras praias no lado Sul da Ilha. Vale a pena dar uma olhada no mapa e ver algumas fotos.

LADO NORTE - Ao ir pra Jabaquara (última praia do lado norte da ilha) passamos por todas as praias dessa região e a única que chamou nossa atenção foi a da Pedra do Sino. A praia é bem movimentada, com muita sombra e quiosques.

PEREQUÉ E SACO DA CAPELA - Estas praias ficam bem ao sul do centrinho. O mar não é bom para banho pois ficam muitos barcos e lanchas estacionados lá, mas a região da areia é muito badalada - com diversos quiosques e restaurantes com música ao vivo.

OS BORRACHUDOS

Não dá pra falar de Ilhabela sem ter um tópico dedicado apenas para eles!

Todo lugar fala a respeito da quantidade de borrachudos na Ilha. Como eles se procriam em ambiente com ar fresco e água limpa, lá é o lugar ideal para eles. O melhor repelente é o CITROILHA que é vendido lá mesmo. Tem que passar o tempo todo e no corpo todo, de verdade!

Nas praias passa o protetor primeiro, deixa o corpo absorver e em seguida passa o repelente. A cada 30 minutos, se possível, é bom reforçar.

Vá com a cabeça aberta em relação a isso. Se você DETESTA mosquito, pode ser que isso estrague seu passeio. Eu particularmente devo ter alguma coisa no sangue que atrai mosquito, pernilongo e etc... todo lugar que vou eu sou presa fácil. Então fui bem preparada para ser "metralhada" - E FUI! kkkkk
Mas isso não diminuiu a minha viagem, em nada!

Comments

Popular posts from this blog

Informações para quem quer morar em Seattle