Informações para quem quer morar em Seattle


Seattle é a cidade mais importante do estado de Washington, localizada bem no canto superior a oeste dos Estados Unidos. Seattle é “quase” que uma cidade litorânea... nós temos o chamado “Puget Sound” – é como se fosse alguns caminhos de água do mar que entra entre os pedaços de terra. Não é mar aberto, mas é água do mar.

O estado de Washington é conhecido como Evergreen State pois todo o litoral e até umas 2 horas a leste é banhado de muito verde independente da estação, devido à grande quantidade de Pinheiros – os quais não perdem suas folhas durante o Inverno. A paisagem é maravilhosa com muitas montanhas e lagos. Uma das coisas que mais me encanta é que você está na cidade grande e andando menos de 40 minutos de carro você chega a lugares lindos e no meio na da Natureza. Muitas vezes até no seu próprio bairro (Neighborhood) você encontra pontos que te fazem sentir completamente fora da civilização.

Seattle e região é muito conhecida por seu porto, vinhos, café, peixes, tulipas, culinária e música. Mas em um outro post falarei um pouco mais sobre o turismo em Seattle. Neste post focarei mais em algumas informações para quem tem interesse em vir para morar.





CLIMA

O clima de Seattle assusta a maioria dos brasileiros, e com o tempo você acaba criando duas opções: ou você ama ou você odeia!
Muitos tem a ideia de que Seattle é super frio, mas na verdade, no auge do Inverno, a costa Leste dos Estados Unidos alcança temperaturas tão baixas que Seattle nunca viu. Aqui o frio dura mais, mas com intensidade menor. Nos últimos 3 anos, a temperatura mais baixa que tivemos no inverno foi -4°C e que normalmente dura de uma a duas semanas. Enquanto as outras cidades do país já estão começando a esquentar, no fim do Inverno, Seattle ainda mantem baixas temperaturas por mais quase toda a Primavera.

Durante todo este tempo que o “frio” predomina, temos tempo nublado e chuva. Em 2017 tivemos 5 meses direto de chuva – de Outubro a Fevereiro. É assim quase que todo ano. Março/Abril as chuvas começam a diminuir e temos mais dias de tempo aberto. A partir de Maio/Junho o Verão começa a dar a cara e temos faixas térmicas de 12 a 24°C. Em Julho e Agosto é o Verão propriamente dito, para mim os dois melhores meses do ano! Rsrs.

No Verão também não vemos temperaturas tão altas quanto na costa Leste. Ano passado a máxima foi de 36°C e deve ter acontecido umas duas vezes durante o Verão, mas Seattle não é uma cidade “abafada” e acaba que a sensação térmica não chega a tanto.
Ah...e neve é raro em Seattle, mas já a 1 hora a leste é fácil encontrar neve no Inverno e altas temperaturas no Verão.

Segue abaixo tabela com temperaturas médias por mês:






TRABALHO

Seattle é uma das cidades que mais cresce em todos os Estados Unidos. Aqui temos uma das duas empresas mais ricas do mundo: Microsoft e Amazon. E sedes de várias outras empresas importantes. Muitos brasileiros vem por proposta de trabalho ou transferência do Brasil, mas os companheiros ficam com medo de não encontrar emprego – mas não tenha. Seattle é mundo de oportunidades. Na área de Telecomunicações e Engenharias no geral é mais fácil ainda encontrar emprego, mas tem mercado para toda área.

Se você não fala inglês ou não tem permissão de trabalho, você pode procurar trabalhar com outros brasileiros. Para as mulheres não falta trabalho na faxina e se procurar bem, ainda pode encontrar como babá. Para homens tem trabalho na construção, faxina, pintura, jardinagem, conserto e reforma de telhados e etc.

Em outros estados, nos quais a concentração de brasileiros é maior, você tem mais chance de trabalhar em um restaurante, lanchonete, bares ou supermercados sem ter a permissão de trabalho. Mas aqui em Seattle, se você precisa trabalhar até conseguir sua documentação, é necessário partir para os trabalhos que citei acima, mas não falta oferta.


CUSTO DE VIDA

O salário mínimo de Seattle é $14 por hora e a partir de 1 de Janeiro de 2019 será $15 por hora. Para título de comparação, na Flórida não chega a $10 por hora.  Em Massachusetts está $11 por hora, mas eles estão com um projeto para subir para $15.
Se você trabalha para receber em torno de $20 por hora (que não é difícil) – sua renda mensal será na faixa de $3500,00 por mês.

Se você não tem documentação e trabalha na faxina, por exemplo, você começará ajudando as pessoas e recebendo de $30 a $40 por casa. Depois que pega experiência, você chega a fazer até 4 casas por dia – tendo uma renda mensal de na faixa de $2900,00 por mês. Com o tempo ainda pode conseguir crescer e abrir sua própria empresa, aumentando essa renda.

Mas em compensação o custo de vida em Seattle é um dos maiores do país. Por exemplo, um aluguel de um apartamento 1 quarto/1 banheiro é no mínimo $1200 e podendo chegar até a $1500. Se você está disposto a começar alugando um quarto, você encontra de $700 a $900.

Escolas de nível superior e técnico também são mais caras. Eu tenho pouca referência disso, mas uma amiga que estava pesquisando para visto de estudante encontrou a mais barata de $800 por mês. Cursos mais caros podem chegar até a $2000 por mês. Existe o ESL (English as a Second Language) que é um curso de Inglês próprio para imigrantes e que custa apenas $25 o quarter (quadrimestre). São 6 níveis e você faz uma prova para saber em qual nível você entra. É um nível por quarter.

Se seu filho ainda não tem idade para ir para a escola, você gasta de $40 (deixando em um daycare com outras crianças) a $150 (caso você contrate uma babá) por dia. Depois que seu filho entra na escola (elementar school) até sair da High School (ensino médio) é de graça e para todos. Não existem universidades públicas, todas são pagas e caras.


ONDE MORAR

Nós sempre nos referimos a Seattle porque é a maior cidade da região, mas existem várias cidadezinhas ao redor de Seattle que dependendo do seu objetivo é melhor de se viver. A maior concentração de brasileiros se encontra em Kirkland, Redmond, Kenmore e Bothell. Se você vem para procurar trabalho com os brasileiros, é melhor viver em alguma destas cidades.

Para alugar um apartamento você precisa pagar o primeiro e último mês de aluguel, e mais um depósito (na faixa de $500). Alguns condomínios são acostumados a alugar para brasileiros e hispanos e fica mais fácil de você ser aprovado, já em outros exigem Social Security ou até mesmo crédito em seu nome. Quando você vem por empresa, é comum que a própria empresa já dê “entrada” no seu aluguel e não precisa se preocupar... mas se você vem para correr atrás, sugiro que pesquisem alguns nomes de condomínios que já morem brasileiros até você se ajeitar por aqui e, se quiser, se mudar mais pra frente com a vida mais estabilizada.


DRIVER LICENSE

O estado de Washington é um dos que permite imigrantes, sem Social Security, tirar a Driver License (carteira de motorista), a qual também serve como documento de identificação. Este fato atrai vários imigrantes para cá. Existem boatos dizendo que em pouco tempo isto mudará, mas por enquanto é sim possível.

O processo para tirar sua carteira consiste em comprovar que você realmente está morando no estado de Washington. Quando eu fiz o meu processo a quase 2 anos atrás, eu abria o processo e dava meu endereço. Eles me mandaram uma carta a qual tive que responder com meu número de telefone, eles ligaram e agendaram uma entrevista na qual tive que levar os documentos. Eles negaram da primeira vez. Fiz todo o processo novamente e fui aprovada – aí fui liberada para ir à Auto Escola fazer os testes teórico e prático. Quando você passa, volta ao Office e eles emitem a Driver License para você. Meu processo demorou um total de 6 meses.

Hoje o processo está um pouco diferente e acredito que irá mudar ainda nos próximos meses, mas hoje (05/2018) você não precisa mais passar pela parte de receber e responder a carta. Você já leva todos os documentos diretamente no Office e na hora eles dizem se aprovam ou não. Se aprovar, você está liberado para ir na Auto Escola. É importante citar também que na hora de você ir pessoalmente abrir o processo, você precisa ter no mínimo 4 documentos que provem sua identidade e mostre a cidade que você nasceu (passaporte e visto são contados como 2 diferentes, carteira de motorista do Brasil, certidão de nascimento, carteira de trabalho e etc).

A lista atual pode ser encontrada no seguinte link:

Caso você tenha o SSN, você aplica online pelo site do departamento da Driver License (www.dol.wa.gov) e já gera o número para você ir diretamente na Auto Escola. 


COMUNIDADE BRASILEIRA

A comunidade brasileira em Seattle é relativamente pequena comparada com outros estados como Massachusetts e Florida. Temos três restaurantes brasileiros de rodizio de carne e um mini supermercado/lanchonete chamado Kitanda. Algumas pessoas fazem comida brasileira sob encomenda.

Em Seattle temos três igrejas evangélicas brasileiras: A Filadélfia, Videira e a Congregação Cristã do Brasil. Ainda não temos missas celebradas em Português, mas às vezes vem um padre brasileiro que mora no Canadá celebrar por uma ou duas semanas. E existe também um centro espírita kardecista brasileiro.

Quando você imigra para os Estados Unidos com o intuito de melhorar um pouco de vida e correr atrás, muitos dizem para ficar longe dos brasileiros. Existe infelizmente muita fofoca e gente maldosa nas comunidades brasileiras no geral nos Estados Unidos, mas também existem pessoas dispostas a ajudar e ser justo. O conselho que eu deixo é para sempre ter um “pé atrás” e pesquisar em fontes confiáveis tudo que você precisa saber. Muito brasileiro é mal informado e acaba te atrapalhando, muitas vezes não é nem por mal.

Estar entre os brasileiros é muito bom... falar sua língua, fazer um churrasco, escutar músicas brasileiras, se divertir e etc. E isso é necessário! Então faça contatos sim com os brasileiros, mas seja sempre um pouco precavido.
Nós tivemos algumas experiências desagradáveis, mas também temos pessoas daqui que levaremos pro resto da vida.


ENFIM...

Seattle é um lugar ótimo de se viver. Eu não tenho referências de outras cidades, mas eu amo aqui. A maioria das pessoas que conheço também gostam bastante daqui.
Eu e o Dani temos alguns planos que talvez não fiquemos muito tempo aqui mais, mas eu explico isso melhor no outro post que fiz sobre a nossa vinda para cá.


Comments

  1. Adorei o seu post. Muito bem informado, ajudando nas dúvidas. Obrigada!

    ReplyDelete
  2. Muito objetiva. Obrigado por ser bem detalista e isto com certeza ja ajudou e ajudara muita gente. Vivo na Florida a 20 anos, mas estou pensando em tentar algo novo em Seatle. Vms ver.😁

    ReplyDelete
  3. Amei...quero muito...sonho que tá entrando na minha cabeça..mas bem sei como começar...vc pode de comunicar comigo no meu telefone 92993859575...moro no Amazonas

    ReplyDelete
  4. Boa tarde estou precissndo um ligar pata ficar e fazer minha DL moro na Florida se alguem sober por favor me ligue obrigado
    954 600 5696 Sander Saviato
    Obrigado

    ReplyDelete
  5. Muito bom as dicas, estou com o planejamento de mudar para Seattle, moro no Amazonas, e gostaria muito de ter suas dicas estou fazendo várias anotações, se você poder me ajudar, eu vou sozinho tentar mudar de vida um pouco experiências novas mas pretendo morar bastante tempo, por enquanto pesquisei Boise (Idaho ) e Seattle. Suas dicas serão ótimas número 92992665016. Fico no aguardo.

    ReplyDelete
  6. Muito bom as dicas, estou com o planejamento de mudar para Seattle, moro no Amazonas, e gostaria muito de ter suas dicas estou fazendo várias anotações, se você poder me ajudar, eu vou sozinho tentar mudar de vida um pouco experiências novas mas pretendo morar bastante tempo, por enquanto pesquisei Boise (Idaho ) e Seattle. Suas dicas serão ótimas número 92992665016. Fico no aguardo.

    ReplyDelete
  7. Muito bom as dicas, estou com o planejamento de mudar para Seattle, moro no Amazonas, e gostaria muito de ter suas dicas estou fazendo várias anotações, se você poder me ajudar, eu vou sozinho tentar mudar de vida um pouco experiências novas mas pretendo morar bastante tempo, por enquanto pesquisei Boise (Idaho ) e Seattle. Suas dicas serão ótimas número 92992665016. Fico no aguardo.

    ReplyDelete
  8. Eu tenho um sonho em morar em Seattle. Desde a minha adolescência simpatizo com a cidade e cada vez mais esse sonho cresce. Espero um dia poder realizar esse sonho e dar uma oportunidade melhor para os meus filhos.

    ReplyDelete
  9. Boa noite ! Realmente td q vc escreveu e muito bom ! Mais eu gostaria de outras informações se vc puder me ajudar ! Eu agradeco! Eu moro em Boston, estou pensando em mudar p Seattle , mais antes de tomar uma decisão eu gostaria de saber ! Como por exemplo sobre plano de saúde como funciona ? Se tiver documento americano e fácil conseguir? Eu aqui eu faço Uber eats , em Seattle e possível fazer o mesmo trabalho? As pessoas no geral compram comida para ser entregue em casa ?

    ReplyDelete
  10. Gostei muito deste post pois estou pretendendo ir pra seeatle em fevereiro de 2021 quero ir pra trabalhar e tem uma pessoa que mora aí me ajudando a ir eu e o meu filho

    ReplyDelete
  11. Que legal essas conversas informacoes. Tô me formando em fisioterapia, tenho um sonho de morar em Seattle área da saúde aí é bom p/ trabalho?

    ReplyDelete
  12. Eu quero muito ir para Seattle daqui a 04 anos, mais ou menos, pois gosto de planejar.
    Obrigada pelo post. Ameii

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Jalapão + Chapada das Mesas - JALAPADA 2024

Itacaré - BA