Algumas curiosidades dos Estados Unidos


Oi pessoal! Neste post eu separei algumas curiosidades que nos marcaram aqui nos Estados Unidos. Eu baseei no estado que eu moro, então eu não sei se em todos os estados funciona da mesma forma, mas eu sei que todas elas existem em todo o país.


Self-Checkout

Na maioria dos supermercados e algumas lojas existem a opção de você mesmo passar as suas compras no caixa e depois disso pagar, sem a presença de um funcionário do estabelecimento. Na verdade fica um funcionário apenas por todos os chamados “Self Checkout”, caso você precise de ajuda ou esteja comprando, por exemplo, bebida alcoólica – então o funcionário necessita ver sua identidade (21+) e aprovar a sua compra.




Lixo no chão

Nos Estados Unidos você é multado caso seja visto jogando lixo no chão. É extremamente proibido. As multas variam de $50 a $5000 dólares – sendo a mais barata aplicada, por exemplo para bitucas de cigarro e a mais cara para itens que possam causar acidentes, podendo ainda ocasionar em até 1 ano de prisão. Esta expressão de jogar lixo no chão é chamada de “to Litter”.


Pedestre atravessando a rua

O pedestre é altamente respeitado no trânsito dos Estados Unidos e inclusive aqui os “botãozinhos” para fechar o sinal para os carros e abrir para o pedestre funcionam! Kkkkk
Mas existe um termo chamado “Jaywalking” que é quando o pedestre atravessa fora da faixa ou até mesmo, em alguns casos, em cima da faixa mas quando o sinal para os carros estava aberto. Jaywalking é proibido e o pedestre pode ser multado em no mínimo $68. Por isto (e também pela educação, claro) é muito comum presenciar a rua vazia sem nenhum carro, mas todos os pedestres esperando o sinal fechar para poderem atravessar.


Lixo

Todo o lixo nos Estados Unidos é separado em Orgânico, Reciclável e Lixo. Quando você mora em casa, você precisa comprar através do site do governo as latas de lixo e é cobrado um valor mensal. Você recebe um tambor grande para Orgânico, um grande para Reciclável e você escolhe o tamanho do tambor de Lixo de acordo com a tarifa que você irá pagar. O pequeno custa $25 por mês e o maior (residencial) custa $78 por mês. Se o seu lixo ultrapassar o que cabe dentro do tambor que você comprou, você paga uma taxa de “extra garbage”.




Bebida Alcoólica

É proibido o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica nas ruas dos Estados Unidos. Também é proibido o consumo delas em parques e praias públicos. Dentro de automóveis é proibido qualquer bebida alcoólica aberta, ou seja, nem os passageiros podem beber. Por este motivo, não é comum ver barzinhos com mesas nas ruas como vemos no Brasil, se o estabelecimento tem mesa do lado de fora, existe um cercadinho que não caracteriza estar na rua.
Eu já fui em Las Vegas e Key West que era comum as pessoas beberem na rua. Eu não sei se lá é permitido ou se “o governo” faz vista grossa.


Park and Ride

Isso foi uma das coisas que me impressionou ao chegar aqui. Existem espalhados nas cidades alguns “Park and Ride” que significa: “Estaciona aqui e pega um ônibus ou uma carona”. Estes grandes estacionamentos são DE GRAÇA e funcionam como uma estação de ônibus. Várias linhas tem paradas lá. O intuito é diminuir a quantidade de carros nas ruas.
E o mais impressionante é como funciona as filas para os ônibus. Todos eles param no mesmo ponto dentre deste grande estacionamento, então é formada apenas uma fila e quando um ônibus aproxima, as pessoas que vão pegar este ônibus dão um passo para a lateral formando uma segunda fila para entrar no ônibus. É uma coisa muito organizada sem nem ter placa explicando. É a força do senso comum e do respeito.


Passagens de ônibus e metrô

Para você pegar o metrô aqui, você precisa comprar seu ticket na bilheteria ou na maquininha, colocar no bolso e entrar no metrô. Não existe nenhuma catraca que você precise passar comprovando que você comprou a sua passagem. Algumas vezes alguns funcionários passam nos vagões conferindo se você está com ticket, algumas vezes não. É na base da confiança de que o certo será feito.

Já o ônibus você tem a opção do cartão (como aqueles que temos no Brasil) ou pagar diretamente ao motorista. Neste caso você coloca o dinheiro em uma máquina ao lado do motorista e a máquina vai contabilizando o quanto você colocou e o motorista te dá um pedaço de papel que é o seu ticket. Detalhe: não tem troco. Se a passagem custa $2,50 e você só tem uma nota de $5 – a sua passagem vai ficar por $5. E então neste papel que o motorista te deu está escrito até que horas você pode pegar outro ônibus apresentando aquele ticket e sem pagar outra passagem.


Trânsito

Tiveram algumas coisas que achamos muito interessante em relação ao trânsito. Isto é válido para o estado de Washington, onde estamos, não sei se funciona tão bem nos outros estados. Eu sei que quando fomos para a Flórida percebemos os motoristas muito sem educação e sem respeitar algumas leis de trânsito – não sei se é pelo fato de ter muito turista, muito imigrante ou se os próprios americanos já acostumaram com o trânsito daquele jeito.

  • Aqui é permitido virar à direita com o sinal fechado. Você é obrigado a parar, verificar se não há pedestres atravessando e aí pode virar à direita. Quando chegamos achávamos isso super estranho e hoje está tão normal que temos que tomar bastante cuidado para não levar multa quando voltar ao Brasil. Falando assim pode parecer algo simples, mas agiliza demais o trânsito!

  • Aqui existe uma coisa que chama 4 Way Stop. Isto acontece quando você tem o cruzamento de duas ruas e existe placa de “Pare” nas 4 ruas, antes da intercessão. A regra é de quem chega primeiro, vai primeiro. Então se você encontra um 4 Way Stop você precisa analisar quais carros chegaram antes de você e quando será a sua vez de ir. E o negócio funciona de um jeito que parece coisa de outro mundo para nós brasileiros.

  • A grande maioria dos sinais aqui tem sensor de presença de carros. Então se não existe carros nas outras ruas, o sinal abrirá para você. Isto é muito útil principalmente em finais de semana e madrugadas, pois você não precisa esperar todo o ciclo do sinal, sendo que não existe outro carro ali a não ser o seu.

  • Existe uma faixa central na maioria das grandes avenidas que é destinada para os carros que precisam virar à esquerda. Ou seja, se o carro a sua frente quer virar à esquerda e está passando muitos carros no sentido contrário, este carro vai para a faixa central esperar liberar para ele poder virar e não atrapalha o trânsito da sua faixa.


      Faixa central na avenida da esquina debaixo da nossa casa.


__


Existem várias outros pontos interessantes que marcam o brasileiro quando vem para cá, mas acho que estas curiosidades foram as que mais achamos legais para compartilhar com vocês.




Comments

Popular posts from this blog

Informações para quem quer morar em Seattle

Jalapão + Chapada das Mesas - JALAPADA 2024

Itacaré - BA